quinta-feira, 30 de março de 2017

Discurso - Vereadora Aline Cardoso - 07/fev/17

2ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de SP - 07 de fevereiro de 2017

A SRA. ALINE CARDOSO (PSDB) - (Sem revisão da oradora)

Nobres Colegas e componentes da Mesa, é um prazer voltar a esta tribuna, agora no Grande Expediente.

Inicio minha fala parabenizando a Brasilândia, que, recentemente, no dia 24 de janeiro, comemorou 70 anos.

A Brasilândia, infelizmente, é um dos distritos da nossa cidade que apresenta os piores indicadores em muitos quesitos.

O Mapa da Desigualdade, elaborado pela Rede Nossa São Paulo, mostra diversos quesitos em que esse distrito, na região Noroeste de São Paulo, apresenta números muito tristes.

Cito, por exemplo, a questão da gravidez na adolescência. Infelizmente, esse é um dos indicadores em que a Brasilândia apresenta um péssimo desempenho na Cidade.

Já conheci e confesso que me emocionei, fiquei em lágrimas com a situação de uma menina de 12 anos que já tinha duas crianças; as de 18 anos, com três filhos. Infelizmente é muito comum.

Esse é um problema que não nos cabe julgar, nos cabe entender e tentar ajudar a minimizar. Há várias maneiras de minimizar, não só essa questão da gravidez, como também o problema dos jovens de periferia na cidade de São Paulo. Podemos ajudar a resolver tais problemas com legislação e políticas públicas, assim como com debates nas comissões, nas frentes parlamentares e em diversos organismos.

Semana passada, falei sobre alguns dos compromissos que estamos assumindo nessa legislatura.

Além de falar sobre ética, responsabilidade com a coisa pública e com o compromisso com a melhoria da Cidade, eu disse também que o nosso compromisso nesta Casa não é somente para os quatro anos, mas sim para o futuro da Cidade. Muitos dos nossos colegas Vereadores já estão aqui há anos, como o nobre Vereador Gilson Barreto, trabalhando por melhorias em São Paulo.

Nós, que chegamos agora, temos esse dever de trabalhar pelo hoje, ajudando a resolver os problemas emergenciais da Cidade, mas também, e eu diria, principalmente, porque se não olharmos para os problemas do futuro, continuaremos apagando incêndio ou enxugando gelo, como se diz, pelo resto da vida. Precisamos ter sim um olho nos problemas emergenciais e outro olho nas questões estruturantes e estratégicas para o futuro.

Uma dessas questões é a educação. Faço uma saudação especial a todos os professores da rede municipal de educação, que voltaram essa semana à sala de aula e a centenas de milhares de alunos.

Parabenizo também o Secretário Alexandre Schneider pelo trabalho que vem desenvolvendo a frente da Secretaria para tentar garantir as melhores condições possíveis para a educação da nossa Cidade.

Ora, infelizmente, ao chegar à secretaria o nosso colega, Sr. Alexandre Schneider, encontrou problemas seriíssimos. Vem tentando resolvê-los da melhor forma possível. Mas, acompanhamos, inclusive pelos jornais, os problemas de falta de recursos, de infraestrutura em sala de aula, de falta de professor. Ou seja, infelizmente a gestão anterior entregou a educação, assim como muitas outras áreas, numa situação de calamidade.

Desejo, então, bons trabalhos, sucesso e muita força para enfrentar os desafios que os nossos professores e os nossos administradores da Secretaria de Educação terão. Desejo também que os alunos tenham um bom ano de estudo, dedicando todas as energias ao aprendizado e à capacitação para a vida futura.

Outra questão importante que quero ressaltar, e parabenizando a gestão do Prefeito João Doria, é a maneira como vem tratando o tema da inovação e da tecnologia. Foi criada uma secretaria para tratar especialmente desses temas. Nessa semana ouvi de um rapaz de Goiás: “Mas ainda não tinha essa Secretaria em São Paulo?” Estava surpreso, com os olhos arregalados. Pois é, ainda não tínhamos essa Secretaria, que foi criada. O nobre Vereador Daniel Annenberg, desta Casa, assumiu a pasta.

Parabenizo, portanto, o Sr. Vereador Daniel Annenberg, homem público que vem trabalhando há mais de 20 anos na gestão pública, trazendo inovação e tecnologia para melhorar a eficiência dos serviços públicos.

Essa Secretaria vai lidar com a questão da inovação dentro do Governo para trazer mais transparência, mais eficiência e uma melhor gestão para o Governo, para a relação do cidadão com o Governo e efetivamente precisamos disso. Na era das cidades digitais, onde muitas cidades do mundo e do Brasil já implementaram diversas soluções eficientes, precisamos correr para tirar o atraso e melhorar muitas questões nesse ponto.

Além da gestão pública, essa Secretaria também tratará da inovação e da tecnologia como um todo.

Então, alguns temas importantes que estão em pauta cabem nesse assunto que acabei de citar: de
oportunidades para os jovens de periferia. Por exemplo, o wi-filivre, tema de fundamental importância. Havia um interesse da gestão passada em ampliar o acesso, mas  infelizmente isso não se concretizou e tenho certeza de que nesta gestão se concretizará.

E também o tema dos telecentros. Há muitos telecentros que estão inclusive abandonados, que
precisam ser reativados e é preciso expandir a rede porque é, sim, oportunidade para os jovens, seja para estudar, seja para se capacitarem, para aperfeiçoarem seus conhecimentos e também para trabalharem, para empreenderem.

Por falar em empreendedorismo, também o tema Abertura de Empresa precisa ser melhorado. Como vocês sabem, o Brasil tem uma posição muito ruim no ranking internacional de negócios, o famoso doing business. O Brasil está na posição 116. Com toda essa pujança, com essa economia interna e com todo potencial que nós temos, estamos numa posição muito ruim, é preciso melhorar. E a cidade de São Paulo, segundo estudo de uma famosa consultoria internacional, está na posição 20 entre 25 cidades. O que isso significa? E esse não é um discurso elitista, não! É oportunidade de emprego, de trabalho para que todos os cidadãos possam se inserir no mercado e ter dignidade ganhando o seu dinheiro, realizando suas tarefas.

Infelizmente na cidade de São Paulo temos um índice de desemprego de 16% a 17% e na grande São Paulo há dois milhões de desempregados. Precisamos estimular todos esses mecanismos para gerar emprego; significa que precisamos encontrar caminhos para que novos negócios sejam abertos, e também que os negócios que já estão em funcionamento não fechem.

Fazendo um link entre o assunto do empreendedorismo e o assunto da tecnologia, que acabei de falar, quero citar as startups, que são as empresas que crescem rapidamente, empreendedorismo de alto impacto que traz soluções inovadoras gerando muitos, mas muitos empregos.

O jornal O Estado de S. Paulo, no mês de janeiro, publicou uma matéria muito interessante dizendo que há mais 1.300 vagas abertas. Só uma empresa de tecnologia, só uma startup tem 250 vagas a serem preenchidas. E é triste que, muitas vezes, não haja jovens capacitados para essas vagas. Há, de um lado, mão de obra ociosa, desempregada; de outro lado, empresas que não conseguem preencher suas vagas. E nós precisamos ajudar a resolver esse problema – viu, Presidente, Vereador Eduardo Tuma, que é também um homem jovem, todo conectado com a Informática. Precisamos ajudar a resolver com políticas de estimulo, de inovação nas escolas, de ensino de empreendedorismo, etc. e tal.

A semana passada, tive o prazer de participar palestrando sobre cidades inteligentes e humanas, na Campus Party, que é um dos maiores eventos de tecnologia. Tivemos 120 mil visitantes, o que mostra o potencial e a pujança da área.

Houve também, no mês de novembro, a São Paulo Tech Week, assim como há a Fashion Week que já se estabeleceu, e está sendo criada a Tech Week, que reuniu mais de 50 mil pessoas, uma iniciativa que poderia ter sido apoiada, incentivada, estimulada pela Prefeitura de São Paulo de maneira mais intensa, até para gerar mais oportunidades, mas infelizmente não foi assim.

Vamos abraçar essa causa, vamos trabalhar por esses temas para garantir um futuro melhor para a cidade de São Paulo e principalmente para os jovens, com destaque para os jovens da periferia.
Muito obrigada!

Extraído de http://www.camara.sp.gov.br/atividade-legislativa/sessao-plenaria/registro-das-sessoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário