quinta-feira, 30 de março de 2017

Discurso - Vereadora Aline Cardoso - 09/fev/17

4ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de SP – 09 de fevereiro de 2017

Em contraponto à vereadora Juliana Cardoso (PT), que levantava assuntos na área de Educação ainda não contemplados na gestão Dória.

A SRA. ALINE CARDOSO (PSDB) – (Pela ordem)

Muito obrigada, Sr. Presidente. Gostaria de manifestar o meu respeito a todos os Srs. Vereadores e a todos os partidos que defendem a educação, a infância e a juventude.

Sem dúvida, esse é um tema importante pelo qual temos de brigar. Aliás, é um tema que deveria sempre ter um debate suprapartidário, porque o interesse das nossas crianças e do futuro da nossa cidade e do nosso país não deveria ter sigla. Deveria ser um interesse realmente comum e sempre na mesma direção.

Agora, é importante lembrar alguns pontos: é início de gestão, são 40 dias de gestão. Primeiro, o nosso Secretário de Educação encontrou praticamente uma situação de calamidade, em determinados aspectos, após os quatro anos de Gestão Fernando Haddad. Falta dinheiro, falta infraestrutura, falta professor, se não me engano; se não me falha a memória, faltam cerca de 2 mil professores na rede municipal de ensino.

Foi noticiada a necessidade de remanejar 438 milhões de reais, remanejado de obras – e obras que também são importantes para o funcionamento da Cidade -, para alocar o dinheiro na Secretaria de Educação e assim cobrir a necessidade de aumento de salário dos professores, professores que são profissionais que merecem ser remunerados, que tiveram garantido o direito de aumento salarial, porém não havia esse dinheiro, esse dinheiro não estava previsto no Orçamento, foi necessário fazer esse remanejamento, e a gestão anterior não cuidou disso.

Por fim, queria dizer para a Vereadora Juliana Cardoso – que, apesar de Cardoso, infelizmente não é minha parente, seria um prazer tê-la em minha família – que eu também sou mãe, sou mãe de duas crianças, uma de 5 anos e outra de 10 anos, e todo cidadão, todo ser humano devia se preocupar com a criança, mas é verdade que, quando a gente é mãe, há um sentimento mais exacerbado com a criança.

Assim como V.Exa., eu me preocupo muito com a periferia, ando muito por ela - no meu caso, em outro território, na Brasilândia. Tive a curiosidade, tive a necessidade de vivenciar algumas situações em escolas da periferia. Queria lhe dizer, nobre Colega, que eu saí em lágrimas da Escola Senador Milton Campos, na Brasilândia. Fui visitá-la até mais preocupada com o IDEB, que não aumentou, infelizmente, nos últimos quatro anos de gestão. Quando lá cheguei, a condição de infraestrutura que encontrei, aquilo sim é desumano! Convido V.Exa., se quiser, a visitá-la. Eu tenho tomado providências para tentar melhorar a escola, mas a situação... O teto quase caindo, desabando; as paredes, o piso, as salas de aula, infiltração, problema elétrico, problema hidráulico, falta de banheiro.

Quer dizer, são tantas coisas que, desculpe, fico até um pouco emocionada, porque acho que não dá para dizer que nós do PSDB, estando no governo há 40 dias, estamos agindo de forma desumana, quando vemos o estado em que o PT deixou a Educação da cidade de São Paulo, depois de quatro anos!

Então me desculpe, mas acho necessário que tenhamos um pouco de parâmetro, de ponderação para fazer determinadas considerações. Sim, precisamos melhorar muito a nossa Educação. Infelizmente, o nosso Secretário Alexandre Schneider não tem varinha de condão para resolver, num toque de mágica, problemas causados nos quatro anos de má gestão da Educação Municipal.

Extraído de http://www.camara.sp.gov.br/atividade-legislativa/sessao-plenaria/registro-das-sessoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário