quinta-feira, 30 de março de 2017

Discurso - Vereadora Aline Cardoso - 22/fev/17

8ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de SP – 22 de fevereiro de 2017

O contexto das duas falas abaixo são a defesa da candidatura à cadeira da Câmara dos Vereadores no Conpresp e o agradecimento pela conquista dessa posição.

A SRA. ALINE CARDOSO (PSDB) -

Boa tarde a todos, colegas da Mesa, Srs. Vereadores e telespectadores que nos acompanham. É uma honra subir a esta tribuna para defender a minha candidatura à cadeira da Câmara Municipal de São Paulo no Conpresp. Primeiro, quero dizer por que sou candidata e, depois, apresentarei algumas questões sobre o tema e a gestão que pretendo fazer no Conpresp.

Durante a minha vida profissional tanto no setor público, quanto no setor privado, antes de vir a esta Casa, tive a oportunidade de trabalhar bastante com o tema de desenvolvimento urbano. Sendo formada em Relações Internacionais, também visitei muitas cidades do mundo onde há experiências bem sucedidas de desenvolvimento urbano, com preservação e valorização do patrimônio histórico, mas também desenvolvendo aspectos do urbanismo que ajudam as cidades a crescerem.

Morei por alguns anos na França, sou casada com francês, um dos países com mais experiências bem sucedidas em termos de patrimônio histórico. E ali pude aprender a valorizar esse tema, apreciar e me interessar por ele. Também, ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de trazer ao Brasil alguns profissionais dessa área que tinham interesse em atuar aqui.

Além do tema stricto sensu do patrimônio, a cultura é uma pauta prioritária no meu mandato. Afirmei isso durante a minha campanha e já tenho trabalhado nesse sentido durante esse início de mandato, inclusive, tive o privilégio, na semana passada, de ser eleita Vice-Presidente da Comissão de Educação, Cultura, e Esportes.

Aliás, a primeira legislação que implementou o Conpresp sugeria que o membro da Câmara Municipal no Conpresp fosse Presidente da Comissão de Cultura. É verdade que essa legislação já não vigora, mas acho que isso mostra o intuito do formulador de política pública lá atrás, quando pensou a participação do Legislativo no Conpresp, em ter um parlamentar afinado com o tema da cultura à frente da comissão.

Também tenho como prioridade do meu mandato o tema de meio ambiente e espaços verdes na Cidade. Nesse sentido, inclusive, junto com a nobre Vereadora Janaína Lima, protocolei a Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, também com o intuito de trabalhar as áreas verdes da Cidade. As áreas verdes, em sua maioria, já são classificadas como patrimônio ambiental, também defendido pelo Conpresp.

Assim, nobres Vereadores, estou tentando mostrar aos senhores que a minha candidatura é algo muito natural, já que se trata de um tema com o qual tenho afinidade e, portanto, sinto-me uma legítima postulante dessa cadeira. E tenho a humildade de vir pedir aos senhores que considerem a possibilidade de confiar o voto nesta Vereadora.

O tema do patrimônio histórico no Brasil é muito recente. Ele começou a ser tratado nos anos 30 e mais regulamentado nos anos 70, 80. Em 1985, houve a criação do Conpresp. E, ainda hoje, esse tema está sendo pensado, as políticas estão sendo implementadas. Por exemplo, o patrimônio imaterial foi regulamentado só no ano de 2007 neste Município. Então, precisamos de pessoas comprometidas à frente desses organismos e que possam ajudar não somente a classificar o passado, mas a refletir no patrimônio que está precisando ser valorizado e apoiado.

Portanto, precisamos de políticas públicas que estruturem, valorizem, qualifiquem o patrimônio e seu entorno; sempre tendo em mente que é preciso preservar o passado, mas também planejar o futuro. É importante que sempre seja priorizado o interesse coletivo. Se esse interesse coletivo está na memória, está na história, mas também está numa reflexão atual de como a Cidade deve se portar face a esse patrimônio e ao seu desenvolvimento.

Ao adotar essa política qualificada de patrimônio, vamos ajudar na geração de mais fluxo de turismo, de mais emprego, apoio ao setor econômico e, claro, na qualidade de vida dos cidadãos que vivem no entorno e dos que o frequentam.

Por fim, Sr. Presidente e Srs. Vereadores, quero fazer uma proposta para a minha gestão e gostaria de deixar esse compromisso com os senhores. Ficou muito claro, nas conversas que tive ao longo das últimas semanas pedindo apoio, que todos os colegas sentem a necessidade de uma aliança, de uma parceria, de um fluxo de informações mais ativo entre o Conpresp e a Câmara.

Queria dizer aos senhores que a minha estada no Conpresp nos próximos anos será pautada pela transparência e pela interface com a Câmara.

Eu queria, nesse sentido, Sr. Presidente, fazer uma proposta: a criação de um comitê de acompanhamento do Conpresp na Câmara. O grupo de Vereadores que tiver interesse no tema está convidado a integrar esse comitê de acompanhamento, e estará ao meu lado, durante os meus anos, antes das reuniões, sugerindo pautas, e, depois das reuniões haverá um relato do que foi discutido no Conpresp.

Assim eu finalizo o meu pronunciamento.

Peço o apoio de todos para essa eleição.
Muito obrigada.

2ª Fala na Sessão

SRA. ALINE CARDOSO (PSDB) - (Pela ordem)

Sr. Presidente, não poderia deixar de registrar o meu agradecimento a esta Casa, inclusive a V.Exa. e a todos os 46 Colegas que apoiaram a nossa candidatura.

Deixo um agradecimento especial à Vereadora Sandra Tadeu pelo seu gesto e também a vários outros Colegas que, durante os últimos dias, disseram a mim que tinham interesse em concorrer a esta vaga e por uma razão ou por outra acabaram também desistindo dessa ambição. Queria dizer a todos que temos essa proposta de fazer um mandato aberto e de trabalhar junto.

Agradeço também aos Vereadores Paulo Frange, Adilson Amadeu e vários outros que se ofereceram para ajudar, inclusive me alertando que o desafio será grande e dizer que espero contar com o apoio deles e de todos. Colega Police Neto, que tem experiência na área, espero que também possa nos ajudar.

Muito obrigada.

Extraído de http://www.camara.sp.gov.br/atividade-legislativa/sessao-plenaria/registro-das-sessoes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário