sábado, 15 de abril de 2017

Discurso - Vereadora Aline Cardoso - 22/mar/17

13ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de SP – 22 de março de 2017

A SRA. ALINE CARDOSO (PSDB) –

Boa tarde, colegas. Boa tarde à Mesa, aos cidadãos, aos nossos telespectadores..
Estamos saindo de um debate acalorado sobre um tema importante para a Cidade, mas não podemos nos esquecer de que há vários outros temas também importantes. Eu queria falar de, pelo menos, outros dois temas.

Hoje é dia 22 de março, Dia Mundial da Água. Sem água o que seríamos? Infelizmente os dados são preocupantes e alarmantes. Numa cidade como São Paulo, com 12 milhões de habitantes, todos sabemos que os desafios ligados à água são muito grandes. Não precisaria nem ter tido a crise hídrica tão grave como a que tivemos há alguns anos para saber disso, mas a crise teve pelo menos o mérito de nos lembrar da importância de cuidarmos mais da nossa água.

Numa cidade onde os rios e córregos estão em situação de calamidade, precisamos, sem dúvida, de muitas iniciativas tanto do poder público, seja municipal, estadual ou federal, quanto dos próprios cidadãos que também podem ter uma conduta de melhor uso da água. Vimos que isso fez muita diferença na época da crise.

Hoje foi divulgado um estudo sobre a situação dos sete mananciais da macrometrópole do Estado de São Paulo, informando que 55% dessa área está em grau de fragilidade alto ou altíssimo, e que precisaríamos de 920 milhões de mudas para reverter essa situação. Então eu queria deixar meu recado sobre a importância do Dia Mundial da Água, em primeiro lugar.

Mas também quero dizer que hoje foi anunciado um dado, pela ONU, tão alarmante quanto à situação da água: o fato de que 2016 foi o ano mais quente da história, e que 2017 segue essa tendência.

Então, sem dúvida nenhuma, é necessário que sejam tomadas medidas urgentes e emergenciais por todos, para reverter essa situação, a fim de minimizar os danos do aquecimento global.

Nesse sentido, quero deixar registrado, fazer menção a uma iniciativa que aconteceu no último final de semana, com participação intensa do Sr. Secretário do Meio Ambiente, Gilberto Natalini, nosso colega, também com o apoio de vários outros organismos, inclusive a Secretaria do Estado de Agricultura conduzida pelo nosso querido colega parlamentar Arnaldo Jardim, mas, principalmente, com o envolvimento da sociedade civil.

Essa iniciativa foi iniciada pelo Cades da Vila Mariana e se espalhou por 70 cidades de 10 países. Iniciativa essa que aconteceu no último domingo, chamada de Plantio Global. O objetivo é estimular cidadãos em instituições a plantarem, pelo menos, uma árvore e a se sensibilizarem pela necessidade de mais verde nas cidades. Como eu disse o nome é Plantio Global, começou em São Paulo e já está em 10 países. A ideia é que isso seja ampliado. Nesse final de semana foram plantadas 500 mudas aqui na cidade de São Paulo. Existe uma meta no nosso município, de milhares de árvores plantadas nesses quatro anos. Acredito que iniciativas como essa que estimulam os cidadãos a fazerem sua parte são louváveis e é por isso que abracei com muito entusiasmo essa iniciativa. Estive lá, também no domingo plantando três árvores, espero plantar muito mais.

E também protocolei nessa Casa e gostaria de pedir apoio dos nobres colegas para aprovação do PL 165/17 que oficializa esse dia do Plantio Global no nosso calendário. A ideia é que, no mínimo, nesse dia 19 de março - que pode ser nos próximos anos no final de semana anterior ou o seguinte, mas sempre próximo dessa data -, que é o Dia Mundial da Água, que todo ano cada cidadão ou a maioria que abraçar a causa plante uma árvore.

Deixo um recado sobre a situação calamitosa que temos na questão da água, do aquecimento global e da necessidade de mais verde. Só para constar, temos em São Paulo 2,6 m² de verde por habitante e a
Organização Mundial da Saúde sugere que tenhamos 12 m² de verde por habitante, para ter uma qualidade de vida urbana.

Portanto 2,6 m2 é a nossa realidade hoje e precisaríamos de 12m² de verde para ter uma situação saudável.

Muito obrigada!

Extraído de http://www.camara.sp.gov.br/atividade-legislativa/sessao-plenaria/registro-das-sessoes/
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário