sábado, 15 de abril de 2017

Principais Falas da Vereadora Aline Cardoso - mar/17


A vereadora Aline Cardoso teve participações importantes em discursos na Cãmara ao longo do mês de março/17.

Seguem abaixo os trechos principais desses discursos que podem ser vistos na íntegra aqui no blog! Os links irão abaixo:


A vereadora Aline Cardoso ressaltou a importância da reflexão a ser feita nesta data, pois as desigualdades entre os gêneros ainda permanecem latentes e o cenário muda lentamente:

"Estava elaborando um material para divulgarmos nesta semana sobre o Dia da Mulher, e falei: “Nossa, mas vamos falar de novo sobre a mesma coisa? Vamos falar, de novo, sobre a violência, sobre o abuso, sobre diferença salarial, sobre dificuldade em ascensão no mercado de trabalho, na carreira?” Pensei: “Poxa vida, de novo!?” E, infelizmente, sim. Vamos falar de novo, vamos precisar falar de novo neste ano, no ano que vem, hoje, no mês que vem, e sempre que precisar, porque, infelizmente, a realidade ainda não mudou."

Além disso, mencionou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU e a importância concedida ao objetivo de igualdade de gênero, que deve ser tratado de maneira transversal, sendo tocado em cada pensamento sobre política pública:

"Os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU foram aprovados em 2015 e substituem os objetivos do milênio.[...]E há o Objetivo 5,  que se refere a igualdade de gênero. Esse é um objetivo que deve ser perseguido, mas há muitos outros objetivos que precisamos também defender para uma sociedade mais igualitária, mais justa.[...]Então precisamos trazer também a questão de gênero não só como um assunto isolado e sim um tema a ser tratado dentro das políticas públicas de cada área. "


Ainda dentro das celebrações do Dia Internacional da Mulher, a vereadora aproveitou a sessão solene de comemoração para homenagear Ana Fontes, destacando o seu papel importante na área de Empreendedorismo.

"A minha homenageada é a Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, porque lugar de mulher é em qualquer lugar, mas também dirigindo empresas."


Aline aproveitou as celebrações do Dia Mundial da Água para relembrar a situação crítica de nossos mananciais e a necessidade de uma ação integrada entre os cidadãos e os Poderes Municipal, Estadual e Federal para solucionar essa questão.

"Numa cidade onde os rios e córregos estão em situação de calamidade, precisamos, sem dúvida, de muitas iniciativas tanto do poder público, seja municipal, estadual ou federal, quanto dos próprios cidadãos que também podem ter uma conduta de melhor uso da água. Vimos que isso fez muita diferença na época da crise. Hoje foi divulgado um estudo sobre a situação dos sete mananciais da macrometrópole do Estado de São Paulo, informando que 55% dessa área está em grau de fragilidade alto ou altíssimo, e que precisaríamos de 920 milhões de mudas para reverter essa situação. Então eu queria deixar meu recado sobre a importância do Dia Mundial da Água, em primeiro lugar."

Aproveitando o ensejo da necessidade de plantio de milhões de mudas, a vereadora mencionou o seu projeto de lei que propõe a inclusão do Dia de Plantio Global no calendário municipal. Essa ação começou em São Paulo, já se espalhou por 70 cidades de 10 países, segundo a vereadora, com o propósito de estimular os cidadãos a refletirem sobre a necessidade de mais verde nas cidades e colaborarem, plantando uma muda de árvore.

'E também protocolei nessa Casa e gostaria de pedir apoio dos nobres colegas para aprovação do PL 165/17 que oficializa esse dia do Plantio Global no nosso calendário. A ideia é que, no mínimo, nesse dia 19 de março - que pode ser nos próximos anos no final de semana anterior ou o seguinte, mas sempre próximo dessa data -, que é o Dia Mundial da Água, que todo ano cada cidadão ou a maioria que abraçar a causa plante uma árvore."


A vereadora propôs uma CPI que investigasse a situação de vulnerabilidade das mulheres na cidade de SP. Após a aprovação da abertura da comissão pelos vereadores, ela detalhou na sua fala as áreas que serão investigadas:

"...Agradeço aos 46 Srs. Vereadores que aprovaram a CPI que investiga a condição de vulnerabilidade das mulheres na cidade de São Paulo, tema abrangente que inclui a violência contra a mulher. Inclui também muitos outros temas como: empoderamento feminino, acesso ao mercado de trabalho, empreendedorismo, gravidez na adolescência e muitos outros temas sociais que ainda trazem sofrimento para a mulher na cidade de São Paulo."

Todos os discursos foram extraídos do site da Câmara.
Neste link, você pode ter acesso ao conteúdo integral de todas as sessões realizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário